quinta-feira, 10 de abril de 2008

ACORDO ENTRE ZARIF E SINDICATOS

Abono pecuniário - A presidente do Sinpojud, Maria José Silva, e a coordenadora do Sintaj, Elizabete Rangel, reuniram-se no início da manhã de hoje (10/04) com a Des. Sílvia Zarif, presidente do TJ-BA, para discutir a suspensão do abono pecuniário. A desembargadora se mostrou disposta a negociar o pagamento. Na proposta, o TJ-BA se compromete a pagar, em uma única parcela e independente do mês de férias, cinco dias de abono pecuniário, como o governo do Estado. Nessa proposta, os cerca de 1500 servidores que já receberam o abono referente aos 10 dias, ficarão sem o benefício no ano seguinte. A proposta foi discutida e aceita pela categoria.

Durante o encontro com as diretorias dos sindicatos, a desembargadora informou que a economia pretendida com a redução do abono pecuniário tem por objetivo possibilitar a nomeação de aprovados no concurso público ainda em vigor. Conforme informou Elizabete Rangel, a desembargadora pretende nomear cerca de 300 novos servidores.


Fonte: http://www.sinpojud.org.br/comun_noticia.asp?idt_noticia=1657

---------------------------------------------------------------------------

Nota: Se eu entendi bem, a partir de agora não será mais pago o Abono Pecuniário na sua totalidade. O Tribunal irá pagar agora em 2008 e em 2009, o referente a 5 dias de Abono para todos os funcionários que ainda não o receberam em 2008, e aqueles 1500 que já receberam os 10 dias agora em 2008, não receberão os 5 dias em 2009.

Quanto ao proximos anos (2010, 2011...), será negociado levando em consideração a aprovação do PCS.

Resumindo: Se com 90 dias ( 26 de março a 26 de junho) de corte do Abono em sua totalidade (10 dias) dava pra nomear 300 aprovados, esses mesmos 90 dias de corte pela metade do abono, dará pra nomear apenas 150 aprovados. Entretanto, esse corte pela metade durará mais 180 dias (26 de junho a 26 de dezembro), oque dará pra nomear mais 300 aprovados, totalizando 450 nomeações em 2008 . E em 2009 dará pra nomear 600 aprovados. Isso tudo, contando somente com o corte do Abono.

Mas, com certeza, esse não é o pensamento do Tribunal de Justiça da Bahia. Cabe a nós fazer com que isso aconteça.

E de qualquer forma, esse acordo entre Silvia Zarif e os sindicatos, mostra como se não nos movimentarmos, podemos acabar é perdendo de vez uma vitória tão suada, que foi essa do corte do Abono Pecuniário. Nossa idéia era fazer com que fosse cortado integralmente o Abono durante o ano de 2008 todo, para que fosse possível a nomeação de todos nós ainda este ano.

3 comentários:

Anônimo disse...

Depende da Exma. Sra. Zarif.

Anônimo disse...

Rangel continua afirmando que serão cerca de 300 servidores, mesmo tendo feito esse acerto ao sindicato. Que povo pessimista é esse.

Anônimo disse...

Fico revoltado com essas notícias. Bando de lerdo esse povo do concurso! Por isso que o TJ faz o que faz com a gente, ninguém se movimenta, aceita tudo que nem uns otários