terça-feira, 28 de agosto de 2007

PARADOXO

O Tribunal de Justiça da Bahia deverá estabelecer cronograma para a realização de concurso público para o preenchimento de 2479 vagas para servidores. O CNJ vai auxiliar o tribunal na busca por solução para o problema. As vagas, já autorizadas por lei, estão em juizados especiais e em cartórios judiciais.

O caso chegou ao CNJ por meio do Procedimento de Controle Administrativo 359-2 (mostrado aqui no Blog), do relator, o conselheiro José Adonis. No processo, o Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário da Bahia questionava a legalidade de convênios assinados entre o Tribunal e prefeituras do interior, para o fornecimento de funcionários. Os conselheiros entenderam que não há ilegalidade nos acordos, em virtude da situação da justiça estadual baiana, embora isso não possa se constituir solução permanente.

O conselheiro Paulo Lôbo sugeriu o encaminhamento da questão à Comissão de Estatística e Gestão Estratégica do CNJ, que trabalhará com o TJBA para tentar viabilizar o planejamento estratégico do provimento dos cargos, definindo o cronograma, nos próximos anos, de acordo com as possibilidades orçamentárias. "Se há vagas autorizadas por lei, estas devem ser preenchidas. O Tribunal deve viabilizar esse provimento, cabendo à própria instituição estabelecer um prazo razoável para isso, bem como a duração dos próprios convênios", disse Paulo Lôbo.

O conselheiro reconheceu a situação emergencial do Judiciário em vários estados do país, o que justificou a necessidade de convênios, mas frisou a importância dos concursos: "é importante a existência de um quadro de servidores efetivos em suas comarcas, substituindo os funcionários politicamente indicados", disse.




8 comentários:

Anônimo disse...

Temos que fazer a manifestação mais do que nunca agora. O CNJ, a sociedade, a Assembleia Legislativa tem que saber que existimos. que essa situação do judiciario atual é por total irresponsabilidade de seus dirigentes. Tá na hora dos acomodados acordarem!

Anônimo disse...

SÓ É NOMEADO AQUI NESTA MERDA DE ESTADO PARA O INTERIOR QUEM TEM CONHECIMENTO COM JUIZ OU DESEMBARGADOR ??????????????

Anônimo disse...

PORQUE PASSEI EM 1° NESTA BOSTA DE TJBA E ATÉ AGORA NADA...

Anônimo disse...

A PIADA DO DIA...

Fazer concurso para que?? Se nao chamam nem o que ja ta aberto...

Essa eh a p#%$#$ do Brasil!!!

Anônimo disse...

A lei diz que não pode haver novo concurso enquanto não forem nomeados todos os aprovados de concurso anterior ou não?

Anônimo disse...

pode sim anônimo, só que se for para o mesmo cargo, não podem entrar na nossa frente ; )

Anônimo disse...

ISTO MESMO, TEM QUE FAZER NOVO CONCURSO, PRA PASSAR OS DELES, JÁ QUE NO NOSSO CONCURSO ELES NÃO CONSEGUIRAM COLOCAR OS DELES, E SE NAO PASSAREM, FAZ OUTRO, E OUTRO, ATÉ PASSAR SEU PESSOAL, ESTE TJ NÃO É EXEMPLO PRA NADA, COMEÇO A PERCEBER QUE NÃO HÁ O MÍNIMO DE PLANEJAMENTO, DE VISÃO ADMINISTRATIVA, NÃO ESTA DANDO CONTA DE ORGANIZAR O QUE JÁ EXISTE, COM FALTA DE TUDO: FUNCIONARIOS, MOBILIÁRIO, SISTEMA DE INFORMATIZAÇÃO, AINDA QUER FAZER UM NOVO CONCURSO, ISTO É A ASSINATURA DA TOTAL FALTA DE ADMINISTRAÇÃO DO TJBA

Anônimo disse...

TEMO QUE ESSA MANIFESTAÇÃO NO DIA 03 NÃO ATINJA O NÚMERO SUFICIENTE DE PESSOAS PARA CHEGAR A CHAMAR ATENÇÃO!
PRECISARÍAMOS REUNIR UM MAIOR NÚMERO DE PESSOAS. INFELIZMENTE NEM TODOS ESTÃO DISPOSTOS A IREM.
MAS, SE ISSO ACONTECER, O QUE SERÁ DE NÓS? TEMO O DESFECHO!